Google+

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Tiramisu Cá de Casa





Quando andei à procura de receitas para fazer o tiramisu e daquilo que conheço daqueles que já comi, achei que deveria ficar bom uma textura crocante pelo meio...

Bem dito bem feito, palitos LaReine demolhados em café com cacau, o queijo mascarpone com os ovos batidos e açúcar mais as claras em castelo e estávamos prontos para espalhar magia!




This magic


Podia ficar a olhar para as fotografias over and over mas a realidade é que este "nougat" caseiro faz parte de um tiramisu, docinho que há muito queria fazer.





ain´t that lovely :)



No fim salpicado com chocolate preto e chocolate em pó fica assim:





Tiramisu Cá de Casa
Precisam de:
500gr queijo mascarpone
5 ovos
120gr de açúcar
café (suficiente para demolhar os palitos LaReine)
300gr de palitos LaReine 
(ou os suficientes para encherem um tabuleiro com 2 camadas de palitos LaReine)
chocolate preto
chocolate em pó 

Para as amêndoas caramelizadas
150gr amêndoas palitadas
açúcar (foi a olho) mas cobriu uma frigideira pequena :/
Sal grosso
Papel vegetal

Comecem por fazer o caramelo. Num tabuleiro coloquem papel vegetal esticado para depois estenderem as amêndoas. Numa frigideira pequena coloquem o açúcar até ficar liquido. Juntem as amêndoas e tentem que todas elas fiquem envolvidas e uma pitada de sal grosso, alternem entre lume e fora do lume de maneira a não queimarem o caramelo e a conseguirem envolver todas.

Ficam prontas quando estiverem todas douradas, levantem o lume só para derreter mais um pouco e rapidamente (e aqui têm que trabalhar rápido) passem as amêndoas para o vegetal e estiquem como vêm na imagem.

Para o tiramisu, primeiro que tudo, tirem o café e ponham a arrefecer. Batam as 5 claras em castelo e reservem. De seguida, batam as gemas com o açúcar até fazer um creme fofo e que tenham aumentado de volume. Abram as embalagens de queijo e juntem à mistura dos ovos. Só falta juntarem as claras em castelo com cuidado e já está pronto. 

Agora é tempo de montar tudo num tabuleiro. Coloquem o café com um pouco de cacau numa tigela para molharem os palitos LaReine. Não os deixem muito tempo é mergulhar e tirar. Coloquem-nos no tabuleiro e ponham uma camada do creme de mascarpone. 

De seguida, partam as amêndoas caramelizadas aos bocados e disponham-nas por cima do creme.
Atenção a movimentarem o caramelo, tenham a certeza que está frio e transportem com o papel vegetal. 
As minhas primeiras amêndoas estardalharam-se no chão num movimento cheio de confiança da minha parte que resultou em ter que ir comprar mais amêndoas e ainda hoje encontrar bocadinhos de amêndoas coladas aos pés!

Depois é repetir o processo, palitos LaReine creme e polvilhar com chocolate em pó e raspas de chocolate preto.

Tá feito!!

O bom disto é que aprendi que fazer caramelo é muito fácil....medo........


O mau é que acho que engordei mais 2kg só por escrever este post, mais os outros de ter comido ;P

Sweet&Salty 

Sem comentários:

Enviar um comentário