Google+

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lombo de Peixe-Espada com Vinagrete e Salada com lascas de Parmesão e Amêndoa torrada




Perguntam-me várias vezes se não me canso de fazer todos os dias uma coisa diferente e com produtos frescos.

A minha resposta é invariavelmente sim e não. Sim é mais cansativo mas não trocava. E sim eu faço coisas congeladas e faço cachorros e tostas, porque há aqueles dias em que simplesmente mommy is tired and lazy.

Ainda o outro dia lá em casa comeu-se qualquer coisa de peixe panada ultracongelada que foi só colocar no forno, fiz um arroz e uns cogumelos salteados para acompanhar. Mas mesmo nesses dias tento fazer qualquer coisa de diferente para aquilo não parecer simplesmente comida congelada. Não me interpretem mal, aquilo era optimo... e foi só entrar no forno!

Há dias assim.

E há dias em que quero mesmo é fazer qualquer coisa de diferente e nova, nesses dias os homens lá de casa suspiram e perguntam quando é que o jantar está pronto e que têm fome, e isto e aquilo e eu peço imensa desculpa mas tenho mesmo de fotografar o raio do peixe espada porque ele fica mesmo giro com as rodelas de limão por cima!! 

E é assim, que com pouco esforço se faz uma refeição leve e diferente:

Lombo de Peixe-Espada com Vinagrete
e Salada com lascas de Parmesão e Amêndoa torrada
Precisam de:

400 gr de lombo de peixe-espada 
1 limão
Sal e pimenta
Alface icebergue
Tomate cherry
Azeitonas descaroçadas
Queijo parmesão
Amêndoas laminadas ou em palitos
Mostarda
Mel 
Azeite e vinagre

Os lombos comprei no supermercado, vinham já assim arranjados provavelmente para fazer filetes. Temperem com sal e pimenta, cortem rodelas de limão e coloquem por cima do peixe, deixem-no descansar enquanto fazem a salada.

Para a salada comprei um pacote de alface iceberg, tomate cherry, umas azeitonas verdes descaroçadas que sou mega fã desde que me lembro, lascas de parmesão e amêndoa que pus numa frigideira como podem ver na imagem sem gordura ao lume, ela vai ficar dourada et voila
Deixem a amêndoa arrefecer até juntarem à salada.



Façam o molho vinagrete a vosso gosto com mel, vinagre, um pouco de mostarda e um fio de azeite.

A seguir só precisam de colocar o peixe na chapa ou frigideira com pouca gordura (eu para variar exagerei), é por e tirar, tenham só atenção se têm algum lombo mais alto, esse poderá aguentar um pouco mais.



No fim ficam com uma refeição que cheira a verão para combater esta chuva que teima em não perceber que esta já não é a altura dela!

Nesta refeição a confecção não demora nem 5 minutos, é na preparação que podem levar mais tempo, mas em 15 minutos têm tudo pronto e mesa posta!



Além disso o peixe-espada fica giro que doi com as rodelas de limão ;)

Salty

(a pedir desesperadamente bom tempo)





Ps.: A pessoa pequena ainda teve direito a ovinhos de codornizes estrelados :) lovely


Sem comentários:

Enviar um comentário