Google+

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Pão Recheado

imagem daqui 

Quando me perguntam por uma receita mesmo mesmo mesmo mesmo boa para um jantar petiscos com a família ou amigos......esta é quase sempre a minha primeira opção, tirando no Verão, aí já há uma quantidade enorme de outros petiscos apetecíveis!

É mais que bom, é maravilhoso, só tem um senão, é que a cada dentada que damos, sentimos os números do colesterol a subir....assim tipo os contadores da gasolina estão a ver?
Mas é só isso, se conseguirem viver bem com isso, try it!
É easy easy de fazer e dá para irem petiscando ao longo da refeição, só precisam de:

Pão Recheado:

1 pão tipo alentejano com cabeça pequeno
1 e meio de mozarella às farripas
1 chouriço bom (que tenha sabor)
1 pacote de maionese (±300ml)


E é só isto que precisam, de todas as maneiras que eu já o experimentei esta foi a melhor combinação de ingredientes que já fiz, porque há várias versões de recheio para este pão se procurarem na internet, uma delas está no link da imagem em cima. Infelizmente nunca tiro fotografias ao meu porque o faço em dias de festa e costumo estar demasiado ocupada a servir humanos pequenos.

Também experimentei várias vezes com pães grandes, mas a experiência fez com que percebesse que o recheio fica melhor num pão pequeno porque consegue aquecer melhor, portanto se tiverem muita gente façam 2 pequenos ao invés de 1 muito grande.


Como fazer:

1 - Cortem a  cabeça do pão e tirem todo o miolo do pão para um tabuleiro. Convém ser um pão do tipo alentejano como o da imagem para aguentar sem o miolo.

2 -  Cortem o chouriço aos quadradinhos sem grande ordem, é só para não ficar às rodelas, lembrem-se que vai ser comido em bocados de pão ou tostas pequenas. Juntem o chouriço o queijo e maionese num recepiente e misutrem bem, a mistura deve ficar com a consistência da pasta de atum com alguma maioneses, é o exemplo que costumo dar.

3 - Coloquem o mistura dentro do pão ao qual retiraram o miolo, coloquem no tabuleiro onde puseram o miolo e ponham no forno em lume médio/alto, até o queijo derreter e incorporar com a maionese. No meu forno vai 30 minutos a 200º/220º, o meu forno é bastante lento.

Durante o tempo que fica no forno convém ir mexendo o recheio de tempos em tempos,  com uma colher de maneira a misturar bem e ter a certeza que o recheio que está no fundo também fica derretido.

Serve-se com o miolo que ficou torrado de ir ao forno, tostas, pão, o quqe quiserem!
Eu limito-me a fazer um por ano normalmente ou no Natal ou no Ano Novo para nao influenciar mais o colesterol :P

Mas experimentem que é delicioso!

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário