Google+

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Fins de semana de Inverno com sabor a Verão

Este fim de semana foi um fim de semana de Inverno mas com um sabor especial a Verão!
Teve o friozinho própria da época mas decidimos inverter os sabores e fintar o frio...fizemos todos os petiscos dignos de uma tarde de verão, daquelas bem longas e solarengas.

Fomos buscar o pequeno ao campo e por isso tivemos direito a ir à peixaria comprar peixinho do bom, arranjamos 2 Selongos, para quem não conhece é um peixe maravilhoso e saboroso tipico de Sesimbra.


foto do better half

Estava esperado ser um almoço de peixe cozido, mas não resistimos e pedimos para escalar e a nossa tarde de verão assim começou...na grelha...lá fora como todas os petiscos de verão deveriam começar.

Peixe assado com batatas cozidas e molho de manteiga e limão. Não tem segredos nem receita :)

Ele há coisa melhor?

Há :)

Há jantares de petiscos!!

Como gostamos do mood de verão, decidimos continuar e para o jantar fizemos estes belos petiscos:






Passo a identificar:

Amêijoas à bulhão pato

650gr de amêijoa
3 dentes de alho
Ramo de coentros
fio de azeite
sumo de limão a gosto

Há várias maneiras de as fazer, esta é a minha :)
Deixem durante algum tempo as amêijoas de molho dentro de água, troquem a água algumas vezes só para elas perderem alguma areia e ficarem limpas.
Cortem os dentes de alho como gostarem mais, eu cortei às fatias. Num tacho largo fritem um pouco o alho com azeite, quando começar a alourar juntem as amêijoas e metade dos coentros.
Vão mexendo de vez em quando até estarem todas abertas.
Se forem boas não vão precisar de adicionar mais nada, porque elas vão largar água e fazer o molho delicioso. Juntem o resto dos coentros para servir e o sumo de limão a gosto. Façam pão torrado com manteiga para molhar no molho (essencial :P )
Nota: Pensávamos que eram poucas amêijoas mas para 4 pessoas e para petiscar com outras coisas bastaram!

Camarões fritos com alho

Um clássico, neste caso eram poucos, eram os que sobraram congelados de uma promoção qualquer não sei bem medir as quantidades por isso vou só aconselhar. Se conseguirem descongelar melhor, ganham mais sabor, um bom bocado antes de os fazer, ponho muito sal e muito alho às rodelas e sumo de limão e deixo-os tomar sabor.
Depois ponho alguns desses alhos no numa frigideira com azeite aqueço, ponho os camarões e frito. É bastante simples e mega delicioso, eles ficam bons quando a casca começa a ter aquele ar de frito com algumas partes mais escuras.

Rojões à alentejana

Não sei bem como se chama então chamei-lhes assim. Na realidade foi o meu pai que se lembrou de os fazer assim. É como se fosse carne à alentejana mas com rojões. Começamos por selar a carne numa  frigideira bem quente com pouca gordura.
Depois adicionamos o sal, a massa de pimentão e um pouco de vinho. Baixamos o lume, tapamos e deixamos cozinhar durante 30 minutos para a carne ficar tenra. No fim  é só apurar o molho para ele ficar um pouco mais consistente.
Acompanhou com arroz frito.

Et voilá, uma delicia de fim de semana

Só nos faltou a sobremesa

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário