Google+

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Economia Caseira

imagem apetitosa daqui

Em tudo o que escolho cozinhar tento que seja rentável e que dê, por exemplo aquecer no dia seguinte para o meu almoço ou que dê para aproveitar para outra refeição.

Nas últimas conversas sobre comida e compras de supermercado descobri que algumas das coisas que fazia e como comprava davam jeito lá em casa, como por exemplo, comprar peixe.

Adoro mercados, escolher o peixe, falar com as pessoas, depois passar aos legumes, tudo aquilo fascina-me, talvez porque desde pequena que me lembro de ir à lota em Sesimbra.
Mas não é compatível para mim muitas vezes ir ao mercado, com grande pena minha, portanto restam-me os supermercados.
E consta que de vez em quando há promoções tentadoras na peixaria dos supermercados. A última que apanhei foi de salmão, 5€ o kg tinhamos que comprar o peixe inteiro que eram 2kg. Feito pensei!

O que pedi? Aqui fiquei maravilhada. Eu pedi postas e 2 lombos mas a senhora querida, amorosa, perguntou-me "Oh menina porque é que não leva o peixe todo em lombos?".....não pensei duas vezes, só a pensar na facilidade e no tempo que aquilo me pouparia, sendo que normalmente arranjava as postas para tirar a pele e as espinhas em casa. Fiquei com 2 couvetes de lombos de salmão arranjadas quase sem espinhas (aidna tive que tirar algumas).

Congelei, quando chego a casa é só tirar para fora e cozinhar onde for preciso!
Time saving 
Mommy happy!!

Outra coisa que reparei é que muita gente não come Raia, perguntei porquê e percebi que não é um peixe que as pessoas comam só por si, normalmente é mais na caldeirada.
A raia é para mim o bicho mais facilitador da cozinha! Não tem espinhas e isso é meio kilo de preocupações que saem do meu cérebro quando arranjo a comida da cria.

Depois, quando é mesmo fresquinha sabe quase a marisco! Juro :)


http://basilico.uol.com.br//bs.media/full/raia-confitada_29972911.jpg
Receita Chef Sobral 


Há várias maneiras de comer e cozinhar raia e por Portugal fora encontram-se verdadeiras iguarias. Eu adoro cozida, mas pode-se grelhar na brasa, caldeirada, frita com alho, etc.

Faço o mesmo com a raia que com o salmão. Semrpe que ela está a bom preço compro inteira, peço para cortar às postas e congelo.

No fim poupa-se tempo, trabalho e não e perde muito sabor, já que o peixe é congelado fresco e limpo. Deve ser consumido entre 3 a 6 meses, dependendo se é um peixe gordo ou magro.


Se tiverem mais dicas partilhem :)

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário