Google+

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Brunches, scones, doces e afins

Há aqueles fins de semana que imaginas que vai tudo correr de uma certa maneira, que o humano pequeno se vai portar bem, que o tempo vai estar bom, que vais estar de bom humor, que tudo na sua plenitude vai correr bem.

Vais a ver e nada disso acontece!

O tempo esteve para lá de mau, o que ditou tudo o resto que se lhe seguiu. Como esteve mau tempo não deu para estender roupa e a minha casa virou um estendal gigante, o que aumentou a quota do meu mau humor. Como o tempo esteve mau, o humano pequeno que vive lá em casa ficou possuído pelo demónio e decidiu estravazar a energia de todas as maneiras possíveis....dentro de casa...!

O que fez que num belo domingo, às 7 da manhã, fosse alvorada com ordens expressas para acordar a sala porque queria ver....golfinhos...às 7 da manhã....golfinhos...vamos meditar um pouco sobre isto!

O que se seguiu foram 2 adultos a tentar adormcê-lo e lá para as 10h vencemos pelo cansaço e adormecemos todos no sofá, até as 13h.

Ás 13h já deste cabo do teu dia. Já não vais almoçar, o puto já não vai dormir a sesta, já perdeste o seguimento para qualquer atividade que pudesses fazer.
Primeira coisa, o que fazer de almoço? Nada, vamos fazer um brunch! É isso! O brunch é a refeição ideal para começar a tornar o dia melhor, dentro dos possíveis!

E foi isso que fizemos, fiz scones, fui comprar fiambre de perú (peça adorada lá em casa), pus os doces na mesa, havia um pratinho com queijos e um pouco chouriço e lá fizemos o nosso brunch.
O dia começou a ficar melhor lá para aquelas bandas e acabou por ser um dia maravilhoso, o que confirma o que estas pequenas maravilhas podem fazer :)

Os meus scones, diz a minha better half não são iguais aos que encontra por aí, não têm aquela forma e a textura é ligeiramente diferente (a receita não leva ovos), mas acha que são maravilhosos, deixo-vos a receita dos meus scones:

Que não são estes porque me esqueci de tirar fotografia, estes são da responsabilidade da Cakes by Chi Chi 
Então para 8 a 10 scones:

325gr Farinha
1 colher de chá de fermento
60gr margarina/manteiga
2 dl leite
160gr açúcar
1 colher de sobremesa de sal

Eu coloco tudo junto para bater, a manteiga ou margarina é a temperatura ambiente, nestes dias frios vai uns segundos ao microondas. Na minha batedeira ponho os pás "enroladas" próprias para massa, e o truque é não amassar muito, ela fica meio pegajosa. Depois com um pouco de farinha nas mãos faço um rolinho e corto com uma faca 8 a 10 bocadinhos, em cima de eles na diagonal e com a parte da faca que não corta encosto, para eles ficarem com uma marca tipo papo seco. Vai ao forno alto 220º até ficarem como gostarem mais, as vezes deixo os mal cozidos outras vezes ficam um pouco mais dourados.

Costumo dizer que são pães doces e salgados, não saem propriamente com o formato de scones que vemos por aí mas são deliciosos e acabados de sair do forno tornam qualquer dia melhor!





Com grande pena minha esqueci me de tirar fotografias aos meus portanto as que aparecem são daqui e fico contente que a receita não é muito diferente da minha!

A receita dos meus está em constante mutação tal como tudo neste blog :) give it a try, fazem os dias de chuva parecerem menos cinzentos



Não sentem logo o vosso dia a ficar menos cinzento? :D

Salty

Sem comentários:

Enviar um comentário